Ter alguém no universo particular com quem possa dividir suas angústias, anseios, conquistas e sonhos é fundamental, e todos sabem. Mas, como fazer isso na empresa, seja para tomar decisões ou, até mesmo, para potencializar seu potencial criativo?
Bom gestores precisam ter ao seu lado pessoas com quem possam contar para dividir parte de seus desafios diários. É, não apenas uma forma de aliviar a pressão pessoal, mas uma ótima chance de potencializar o alcance de suas decisões. Seja para tomar a difícil decisão de quem demitir até mesmo para sentir-se seguro antes de uma apresentação importante a acionistas ou a parceiros comerciais, tomar conselhos pode poupar muito tempo, dinheiro e preciosas fatias de sua saúde.
Meu primeiro serviço de aconselhamento, lembro, foi para um jovem empresário que estava em dúvida sobre um novo projeto. Conversamos por alguns dias, sobre suas ideias. Notava que, a cada dia, ele sentia-se mais seguro de que ainda não era o momento certo de apresentá-la a novos investidores, até que tomou a decisão de adiar por alguns meses, fazendo novos estudos que garantissem que não receberia um "não"; ou melhor, que se recebesse, já estaria preparado para tal. Em outro caso, fui procurado por um Diretor, cujo maior sonho era ajudar pessoas, e como o assunto da moda eram os projetos de "Responsabilidade Social", precisava de suporte para convencer os acionistas. O projeto era bom, as ideias eram boas, mas não havia ainda, em seus argumentos, o fator-chave para convencer os acionistas. Em poucas conversas, ele mesmo descobriu como sair do "sonho" para algo que, para seus colegas, seria concreto e traria benefícios à empresa e às pessoas. Não raros também são os casos de jovens promissores, procurando conselho sobre qual curso fazer, ou se viajar ou não ao exterior pode ser uma boa ideia, em determinados momentos da carreira. São longos papos, que eles sabem, ficarão guardados com alguém em quem confiaram.
Portanto, se eu puder dar um conselho: tenha sempre por perto alguém com quem possa conversar, abertamente, sobre os desafios. Guardar para si ou carregar o peso da decisão sozinho pode não ser tão produtivo quanto parece. Tome os cuidados necessários para achar alguém que possa confiar: verifique seu currículo, suas relações pessoais, busque segurança numa primeira conversa, tenha empatia e, principalmente, só contrate depois de ter certeza que este profissional carrega não apenas clientes, mas também coleciona conhecimento e lhe dá a certeza de que você terá mais que uma "boa conversa".
Prof. Daniel Pinheiro
*Conheça nosso serviço de Formação e Aconselhamento de Gestores: Preparamos executivos, conselheiros, acionistas, gestores e equipes para atuação em temas diversos da gestão empresarial, gestão socioambiental, gestão pública ou de organizações sociais, de acordo com o perfil de cada profissional.