O papel dos usuários na definição de políticas de mobilidade sustentável
2017 - Atual
Este estudo abordará duas dimensões que se complementam em sua operacionalização. A primeira, trata da mobilidade urbana a partir da ótica do conceito de sustentabilidade, expressada no conceito de mobilidade sustentável. Na segunda dimensão, considera-se a capacidade de os gestores planejarem políticas públicas de mobilidade sustentável com foco nos indivíduos que se deslocam pela cidade e em sua propensão à troca em relação aos atuais modelos de mobilidade. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que influenciam na intenção dos usuários na adoção de meios de transportes sustentáveis para os seus deslocamentos diários nas cidades de Florianópolis (SC) e Natal (RN). Este estudo parte de um survey já aplicado no ano de 2016 em sua primeira etapa em Florianópolis com 436 respondentes, em fase de tratamento e análise dos dados. O modelo partiu de uma pesquisa realizada em Veneza (IT). Os resultados obtidos nas cidades brasileiras serão analisados de forma independente, como também, será feita uma análise comparativa, com vistas a aprimorar o modelo em si, e ainda, obter como resultados dados que fortaleçam a visão dos gestores acerca de políticas públicas de mobilidade sustentável, a partir do comportamento do cidadão.
Compreendendo a cultura política e confiança a partir do papel das organizações que atuam na educação política.
2018 - Atual
O cenário político brasileiro tem, em suas últimas décadas, não apenas apresentado um período de tentativa de consolidação dos valores democráticos, mas cada vez mais evidenciado uma tradição política carregada por séculos em sua história. Os elementos da cultura política, até então estudados, demonstram uma baixa mobilização da sociedade frente a temas políticos, que propiciam a expansão de fenômenos como a corrupção, a propagação das chamadas fake news como elementos de manipulação, que tomam o espaço dos meios tradicionais de controle político e eleitoral. Ainda, o baixo nível de engajamento e a constante queda nos índices de confiança, alerta para as necessidades de ampliação da atuação das diversas organizações no campo da educação política. O objetivo deste estudo é compreender como as organizações tem utilizado as ferramentas e metodologias de educação política na promoção da cultura política e confiança, tanto pela ótica organizacional quanto pela visão do cidadão. Espera-se, como resultado, além de entender melhor os mecanismos utilizados, discutir experiências e práticas que possam contribuir com a cultura política do cidadão em um ambiente democrático.